O curso de Psicologia é uma graduação voltada para o estudo do comportamento humano e dos processos mentais. Durante o curso, os estudantes aprendem sobre teorias e técnicas psicológicas, métodos de pesquisa, ética profissional e prática clínica. Eles também têm a oportunidade de realizar estágios supervisionados em diferentes contextos, como clínicas, hospitais, escolas e empresas, para ganhar experiência prática na área.É importante ressaltar que a prática da psicologia requer um compromisso com a ética e a confidencialidade, além do respeito aos direitos e à diversidade dos pacientes. A formação contínua e o aprimoramento profissional também são fundamentais para acompanhar os avanços da área e oferecer um serviço de qualidade aos indivíduos que buscam ajuda psicológica.
Porque estudar Psicologia?
Após a formação, os psicólogos podem atuar em diversas áreas, como clínica, orientação vocacional, recursos humanos, psicologia escolar, pesquisa, entre outras. Eles podem trabalhar em consultórios particulares, instituições de saúde, escolas, empresas, ONGs, órgãos governamentais e outras organizações. Ele abrange uma ampla gama de áreas, como psicologia clínica, psicologia organizacional, psicologia educacional, neuropsicologia, psicologia social, entre outras.A duração média do curso de Psicologia é de cinco anos, divididos em semestres. No Brasil, para exercer a profissão de psicólogo, é necessário obter o registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) após a conclusão do curso e cumprir as demais exigências legais.
Curso com duração de 5 anos (10° periodos).
Investimento
Para mais informações, ligue para nossa central de atendimento: (61) 3613-0423 ou (61) 9 9269-4305
.
.Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil
Em 17 de outubro de 1992, o Conselho Federal de Psicologia apresentou ao Ministério do Trabalho sua contribuição para integrar o Catálogo Brasileiro de Ocupações. Atribuições Profissionais do…
O Catȧlago Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho apresenta as atribuições profissionais do psicólogo no Brasil.CBO – Catálogo Brasileiro de Ocupações
.
Regulamenta a Lei no 4.119, de agosto de 1962, que dispõe sobre a Profissão de Psicólogo.DECRETO N.° 53.464-DE 21 DE JANEIRO DE 1964
Regulamenta a Lei n.o 5.766, de dezembro de 1971, que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras
providências.DECRETO N.° 79.822 – DE 17 DE JUNHO DE 1977
Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo LEI N.° 4.119 – DE 27-08-1962
.Lei No 9.394 DE 20-12-1996 Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional LEI N.° 9.394 DE 20-12-96
.
Dispõe sobre a organização da Presidência da
República e dos Ministérios, e dá outras providências LEI N.o 9.649 – DE 27-05-1998
Resolução CNE/CES no 1 de 11 de outubro de 2023, que institui as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia.
Na Faculdade Mauá/GO, relacionada entre as 10 melhores de Goiás, com base nas notas atribuídas pelo Ministério da Educação – MEC, além dos diferenciais naturais do curso, você ainda ganha:
Biblioteca Virtual, com acesso a milhares de livros;
Mensalidades que você consegue pagar, em um ambiente familiar e de acolhimento dos alunos.
O que são horas complementares?
Têm como principal objetivo ampliar a visão escolar do estudante sobre sua área de atuação. Elas foram instituídas pelo MEC (Ministério da Educação) e fazem parte da carga horária obrigatória que deve ser cumprida ao longo do curso.
O que são Atividade curricular de extensão?
Entende-se por Unidade extracurricular de extensão, um conjunto de atividades planejadas e/ou desenvolvidas juntamente com a comunidade externa, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências previstas no currículo, nas quais os(as) estudantes são protagonistas na organização e execução, assim como as ATIVIDADES COMPLEMENTARES elas fazem parte da carga horária obrigatória que deve ser cumprida ao longo do curso.
As orientações sobre estágio em Psicologia são pautadas na Lei nº 11.788/2008 (Lei dos Estágios) e também pelas Resoluções CFP nº 003/2007 (que institui a Consolidação das Resoluções do Conselho Federal de Psicologia) e CFP nº 010/2005 (Código de Ética Profissional do Psicólogo).
Sendo ele componente curricular obrigatório para a formação do discente.
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma disciplina que permite ao aluno discorrer sobre um tema de sua escolha sendo orientado por um corpo docente ativo para extrair trabalho científico de excelência, sendo assim, uma disciplina obrigatória para o curriculo.
ELISSANDRA DE JESUS OLIVEIRA RAMOS
ID Lattes: 7234582069346533