Gestão pública é o ramo da Administração que têm como foco principal e objeto de estudo às organizações cuja missão seja de interesse público ou se relacione direta ou indiretamente com este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Liderança, Gestão, Controladoria e Finanças Públicas e Políticas Públicas, Direito e Legislação, entre outras.
Porque estudar Gestão Pública?
Cada vez mais crescem as demandas sociais pelos serviços públicos, o governo deve ofertá-los por meio dos órgãos, autarquia, instituições e empresas públicas, seguindo os preceitos, sobretudo da eficiência nos serviços prestados, porém, é quase impossível que o Estado consiga atender de forma satisfatória essas demandas, surgindo então à necessidade de parcerias público-privadas para que os cidadãos sejam atendidos em suas necessidades.
O Estado no exercício de suas atividades é um grande consumidor de recursos, que são utilizados para o funcionamento das instituições, esses recursos devem ser adquiridos, via de regra, da iniciativa privada, por meio de processos administrativos de compras que necessitam de legislação específica para sua aquisição, utilização e gestão.
O profissional especializado em lidar com esses processos de administração e gestão de bens e serviços públicos, prestados diretamente ou indiretamente pela administração pública ou pela iniciativa privada com interesse público, é o Gestor Público. Suas funções e ações vão desde propor, programar e desenvolver programas (fluxos de informação e processos), acompanhamento contábil e orçamentário, política de qualificação de pessoal, até analisar e avaliar a produtividade: melhor aproveitamento de recursos financeiros, humanos, materiais e do tempo em relação à atividade fim que é atender a população.
A formação desse profissional importantíssimo e necessário se dá por meio da integralização de uma matriz curricular moderna e complexa com disciplinas como: economia, legislações trabalhista, orçamentária e tributária, sistemas de administração e direito administrativo, além de gestão de empresas públicas e privadas de interesse público, responsabilidade social e licitações, ética, dentre outros. Temos como objetivo capacitar o aluno a gerenciar instituições governamentais e a elaborar e acompanhar políticas públicas.
Curso com pouco tempo de duração, 2 anos (4 períodos), mas com possibilidade de altos ganhos.
Além disso, os alunos de Gestão Pública adquirem vivência e habilidades/competências que os tornam altamente competitivos quando prestam concursos em quaisquer áreas do serviço público.
Investimento
Para mais informações, ligue para nossa central de atendimento: (61) 3613-0423 ou (61) 9 9269-4305
Na Faculdade Mauá/GO, relacionada entre as 10 melhores de Goiás, com base nas notas atribuídas pelo Ministério da Educação – MEC, além dos diferenciais naturais do curso, você ainda ganha:
Biblioteca Virtual, com acesso a milhares de livros;
Aproveitamento, depois de formado, para o curso de Direito, porém, não aproveita todas as disciplinas;
Mensalidades que você consegue pagar, em um ambiente familiar e de acolhimento dos alunos.
O que são horas complementares?
Têm como principal objetivo ampliar a visão escolar do estudante sobre sua área de atuação. Elas foram instituídas pelo MEC (Ministério da Educação) e fazem parte da carga horária obrigatória que deve ser cumprida ao longo do curso.
O que são Atividade curricular de extensão?
Entende-se por Unidade extracurricular de extensão, um conjunto de atividades planejadas e/ou desenvolvidas juntamente com a comunidade externa, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências previstas no currículo, nas quais os(as) estudantes são protagonistas na organização e execução, assim como as ATIVIDADES COMPLEMENTARES elas fazem parte da carga horária obrigatória que deve ser cumprida ao longo do curso.
O curso de Gestão Pública é um curso de curta duração, ou seja, o TCC não é exigido como atividade fundamental para a formação. Isso porque é uma modalidade de estudo direcionada a quem deseja obter o diploma e ingressar rapidamente no mercado de trabalho.
O MEC exige de alguns cursos do nível superior, o cumprimento de horas em estágio curricular supervisionado ou, como também é conhecido: estágio obrigatório. No entanto, no caso da Gestão Pública, o órgão deixa em essa definição a cargo da instituição de ensino, ou seja, o curso de Gestão Pública não tem estágios obrigátorios por norma da Instituição.
FELIPE ALVES LEITÃO
CURRÍCULO LATTES: Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2398726920794558