Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Direito

 

Sobre o Curso

Direito é um curso campeão em tradição e empregabilidade. O profissional desta área capacita-se para abrir seu próprio escritório e militar junto aos tribunais, defendendo a cidadania e a ordem jurídica. Se desejar, esse profissional também tem a possibilidade de ocupar cargos nas diversas carreiras específicas da profissão, de acesso exclusivo a bacharéis em Direito, como:

  • Juiz de Direito;

  • Promotor Público;

  • Delegado de Polícia;

  • Defensor Público

Além disso, os alunos de Direito adquirem vivência e habilidades/competências que os tornam altamente competitivos quando prestam concursos em quaisquer áreas do serviço público.

Na Faculdade Linear, relacionada entre as 10 melhores de Goiás, com base nas notas atribuídas pelo Ministério da Educação - MEC, além dos diferenciais naturais do curso, você ainda ganha:

  1. Biblioteca Virtual, com acesso a milhares de livros e

  2. Pós-Graduação gratuita, ao final do curso;

  3. Mensalidades que você consegue pagar, em um ambiente familiar e de acolhimento dos alunos.

 

Investimento

Para mais informações, ligue para nossa central de atendimento: (62) 3613-0423

 

Matriz curricular

1º SEMESTRE

C/H

Nivelamento Tecnológico

60

Sociologia e Sociedade Brasileira - Cultura Afro-Brasileira e Indígena

60

Filosofia, Ética e Relações Étnico-Raciais

60

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

60

Optativa em direito 1 – LIBRAS E OUTRAS

60

Direito Constitucional 1

60

ATIV. CURRICULAR DE EXTENSÃO – DIREITO – ACE/DIR 1

40

TOTAL DE HORAS DO PERÍODO

400

2º SEMESTRE

C/H

Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

60

Introdução ao Direito

60

Teoria Geral do Direito Civil

60

Teoria Geral do Processo

60

Optativa em direito 2

60

DIREITO CONSTITUCIONAL 2

60

ATIV. CURRICULAR DE EXTENSÃO – DIREITO – ACE/DIR 2

40

TOTAL DE HORAS DO PERÍODO

400

3º SEMESTRE

C/H

Sociologia jurídica

60

Gestão Pública

60

Ciência Política

60

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1

60

Direito Civil 1

60

DIREITO PENAL 1

60

ATIV. CURRICULAR DE EXTENSÃO – DIREITO – ACE/DIR 3

40

TOTAL DE HORAS DO PERÍODO

400

4º SEMESTRE

C/H

Filosofia Jurídica

60

Direitos Difusos

60

Direito Processual Penal 1

60

Direito Processual Civil 2

60

DIREITO CIVIL 2

60

Direito penal 2

60

ATIV. CURRICULAR DE EXTENSÃO – DIREITO – ACE/DIR 4

40

TOTAL DE HORAS DO PERÍODO

400

5º SEMESTRE

C/H

Direito administrativo 1

60

Direito Processual Civil 3

60

Direito Processual Penal 2

60

DIREITO CIVIL 3

60

DIREITO PENAL 3 – (PORTFÓLIO DP-3 – APELAÇÃO)

60

ATIV. CURRICULAR DE EXTENSÃO – DIREITO – ACE/DIR- 5

40

Direito do Trabalho 1

60

TOTAL DE HORAS DO PERÍODO

400

6º SEMESTRE

C/H

Direito do Trabalho 2

60

DIREITO ADMINISTRATIVO 2

60

Direito Processual Civil 4

60

DIREITO PROCESSUAL PENAL 3

60

DIREITO CIVIL 4

60

Direito Penal 4

60

ativ curriculares de Extensão – DIREITO – ACE/DIR-  6

40

TOTAL DE HORAS DO PERÍODO

400

7º SEMESTRE

C/H

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

60

Composição e Solução de Conflitos

60

Atividades Complementares 1

20

DIREITO CIVIL 5

60

direito penal EM SEMINÁRIOS

60

Direito processual civil 5

60

ATIV. CURRICULAR DE EXTENSÃO – DIREITO – ACE/DIR- 7

40

SEMINÁRIOS INTEGRADORES 1

20

TOTAL DE HORAS DO PERÍODO

380

8º SEMESTRE

C/H

Direito Empresarial e Falimentar

60

DIREITO TRIBUTÁRIO

60

Atividades complementares 2

20

Prática Jurídica Simulada 1

120

ATIV. CURRICULAR DE EXTENSÃO – DIREITO – ACE/DIR- 8

40

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC 1

60

SEMINÁRIOS INTEGRADORES 2

20

TOTAL DE HORAS DO PERÍODO

380

9º SEMESTRE

C/H

TÓPICOS ESPECIAIS EM METODOLOGIAS ATIVAS (TEMA 1)

60

Direito Internacional público E PRIVADO

60

Prática Jurídica Simulada 2

120

Optativa EM DIREITO 3

60

ATIV. CURRICULAR DE EXTENSÃO – DIREITO – ACE/DIR- 9

60

TOTAL DE HORAS DO PERÍODO

360

10º SEMESTRE

C/H

Direito Previdenciário

60

Prática Jurídica Simulada 3

60

TÓPICOS ESPECIAIS EM METODOLOGIAS ATIVAS (TEMA 2)

60

Atividades Complementares 3

20

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC 2

40

SEMINÁRIOS INTEGRADORES 3

20

TOTAL DE HORAS DO PERÍODO

260

TOTAL GERAL DO CURSO

3780

 

OPTATIVAS

  1. LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
  2. NIVELAMENTO TECNOLÓGICO (PARA ALUNOS INGRESSANTES EM JULHO/agosto)
  3. Código de Ética e Disciplina DO ADVOGADO
  4. Estatuto da OAB
  5. Psicologia Jurídica
  6. Direito Desportivo
  7. Direito Eleitoral

PORTFÓLIO

DC 2 – MANDADO DE SEGURANÇA, AÇÃO POPULAR E MANDADO DE INJUNÇÃO

DPC-1 – HABEAS CORPUS

DP-1 – LIBERDADE PROVISÓRIA

DC-3 – INICIAL DE AÇÃO DE COBRANÇA

DC-4 – AÇÃO DE DIVÓRCIO, INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE)

DA-2 – AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO

DPP-3 – MEMORIAIS

DC-5 – AÇÃO DE INVENTÁRIO

DEF - CONTRATO SOCIAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

DT-1 – CONTESTAÇÃO DE LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO – PRESCRIÇÃO)

DPT – RECURSO ORDINÁRIO trabalhista

DP-3 – APELAÇÃO

 

Portaria do Curso

Portaria de Autorização de Direito

PORTARIA Nº 833, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2018

O SECRETÁRIO DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que lhe confere o Decreto n° 9.005, de 14 de março de 2017, e tendo em vista o Decreto n° 9.235, de 15 de dezembro de 2017, e as Portarias Normativas MEC n° 20 e nº 23, de 21 de dezembro de 2017, e suas alterações, bem como a Instrução Normativa SERES nº 1, de 17 de setembro de 2018, e considerando o disposto nos processos e-MEC listados na planilha anexa, resolve:

Art. 1º Ficam autorizados os cursos superiores de graduação constantes da tabela do Anexo desta Portaria, ministrados pelas Instituições de Educação Superior citadas, nos termos do disposto no art. 10, do Decreto nº 9.235/2017.

Parágrafo único. As autorizações a que se refere esta Portaria são válidas exclusivamente para os cursos ministrados nos endereços citados na tabela constante do Anexo desta Portaria.

Art. 2º As instituições citadas na tabela constante do Anexo desta Portaria deverão protocolar pedido de reconhecimento dos respectivos cursos, nos termos do disposto no art. 46, do Decreto nº 9.235/2017.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

SILVIO JOSÉ CECCHI

 

Nº de Ordem Registro e-MEC nº Curso Nº de vagas totais anuais Mantida Mantenedora Endereço de funcionamento do curso
1 201701047 DIREITO (Bacharelado) 150 (cento e cinquenta) FACULDADE BRASIL CENTRAL INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO PLANALTO CENTRAL QC. 08, S/N, LOTES 7/16, MANSÕES VILLAGE, ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS/GO

 

Coordenação

 preview ANTÔNIO FERREIRA LIMA

 


Bacharel em Administração pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília e em Direito pela Faculdade Mauá de Brasília. Especialista em Gestão Escolar e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília - UnB. Atualmente, é professor dos cursos de Direito e de Administração, na Faculdade Mauá de Brasília. Atua nas disciplinas Gestão de Pessoas, Direito Administrativo e Filosofia do Direito. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Pública de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de carreiras no setor público, gestão do vínculo empregatício, epistemologia do Direito, cultura organizacional na Administração Pública: valores, crenças, pressupostos, educação corporativa, treinamento e desenvolvimento de pessoas, pedagogia empresarial. (Texto informado pelo autor)

 

Identificação


Nome
Antonio Ferreira Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Toni.

 


 

Formação acadêmica/titulação


1995 - 1997
Mestrado em Administração (Conceito CAPES 5)
Universidade de Brasília, UnB, Brasil. 
Título: CULTURA ORGANIZACIONAL - Definição e elementos básicos,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: LUIZ SEVERINO MACEDO DE OLIVEIRA.
Palavras-chave: CULTURA ORGANIZACIONAL VALORES PRESSUPOSTOS IMAGEM.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação.
 
2009 - 2011
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 420h). 
Faculdade Mauá de Brasília, MAUÁDF, Brasil. 
Título: Educação Integral e Cultura Organizacional: Análise de um Processo de Implantação. 
Orientador: Hugo Antônio Russo.
 
2012 - 2017
Graduação em Direito. 
INSTITUTO MAUA DE PESQUISA E EDUCACAO, IMPE_PPROV, Brasil. 
Título: A ILEGALIDADE DA INSTRUÇÃO NORMATIVA 4/2013 ? SERES/SESU/MEC QUANTO A PROCESSOS DE AUTORIZAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES: ANÁLISE DE CASO. 
Orientador: EVILÁSIO VITORINO DE CASTRO ASSUNÇÃO.
 
1989 - 1994
Graduação em Administração. 
Centro de Ensino Universitário de Brasilia, CEUB, Brasil.
 

Atuação Profissional



Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional
 
2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


INSTITUTO MAUÁ DE PESQUISA E EDUCAÇÃO, MAUA, Brasil.
Vínculo institucional
 
2005 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40


SECRETARIA DE FAZENDA / DF, SEFAZ/DF, Brasil.
Vínculo institucional
 
1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auditor Tributário


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional
 
2000 - 2006
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor

Atividades
 
03/2000 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Superior, .
 
Cargo ou função
Consultor "ad hoc" - autorização de cursos de Administração.

Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional
 
1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12


União Pioneira de Integração Social, UPIS, Brasil.
Vínculo institucional
 
2000 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 20

Atividades
 
03/2002 - Atual
Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Especialização
 
Disciplinas ministradas
Desenho de Cargos
Sistema de Gestão de Pessoas
8/2000 - Atual
Ensino,
 
Disciplinas ministradas
Administração de Recursos Humanos
Funções Administrativas
Treinamento em Liderança

União Educacional de Brasilia, UNEB*, Brasil.
Vínculo institucional
 
1995 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades
 
08/1995 - 08/2000
Ensino, Administração Hospitalar, Nível: Graduação
 
Disciplinas ministradas
Cultura Organizacional e Qualidade
Administração de Recursos Humanos

Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Núcleo Interdisciplinar em Estudos Ricoeurianos - NIER/UCB
 
Descrição: Pesquisar, a partir da filosofia de Paul Ricoeur, as dimensões da memória em seus aspectos interdisciplinares, hermenêuticos e fenomenológicos em comparação com a história docente/ discente na compreensão de seu esquecido no processo de aprendizagem... 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Antonio Ferreira Lima - Coordenador / RICARDO ALMEIDA DE PAULA - Integrante / GILMARIO GUERREIRO DA COSTA - Integrante / pAULO AFONSO DE ARAUJO QUERMES - Integrante / LUIS SIVERES - Integrante / ROBERTO ANTONIO PENEDO DO AMARAL - Integrante.

Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos. 

Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Produções


 
 Produção bibliográfica
 
Artigos completos publicados em periódicos

1. LIMA, Toni; LEITÃO, F. A. ; LEITÃO, P.H.A . A PARTICIPAÇÃO ESTATAL NOS CONSÓRCIOS DAS CONCESSOES AEROPORTUÁRIAS: UM ESTUDO COMPARATIVO. REVISTA INTER HUMANITAS, v. 1, p. 67-78, 2015.
 
2. LEITÃO, P.H.A ; LEITÃO, F. A. ; LIMA, Toni . A QUESTÃO DA LOGISTICA AMBIENTAL MEDIANTE ACUMULO DE VEICULO EM FIM DE VIDA: ANALISE COMPARATIVA. REVISTA INTER HUMANITAS, v. 1, p. 90-106, 2015.
 
3. LIMA, Toni; LEITÃO, F. A. . RASTRO DE COBRA E GESTÃO PÚBLICA DE PESSOAS NO BRASIL. REVISTA SUPER UNI, v. 4, p. 28-36, 2015.
 
4. LIMA, Toni. Cultura Organizacional: Convergência das dimensões Negligenciadas. Revista SuperUni, v. 1, p. 13-21, 2013.
 
5. LIMA, Toni. A Prática da Boa Teoria: Aspectos de Linguagem e Teoria Administrativa. Revista SuperUni, v. 1, p. 9-15, 2013.
 
6. LIMA, Toni. Financiamento: Desafio da Pós-Graduação. Revista SuperUni, v. 1, p. 6-12, 2012.
 
7. LIMA, Toni. Mulheres em Organizações Masculinizadas. Revista SuperUni, v. 1, p. 10-18, 2012.
 
Livros publicados/organizados ou edições
1.
 LIMA, Toni. CULTURA ORGANIZACIONAL E GESTÃO. 1. ed. BRASÍLIA: EDIÇÕES MAUÁ, 2005. v. 01. 205p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1. LIMA, Toni. Falemos a mesma língua. A importância da linguagem para a teoria administrativa. Tendencias do Trabalho, São Paulo, 02 set. 1999.

2. LIMA, Toni. Cultura organizacional. Conceito e funções dessa realidade tão falada e tão pouco entendida pelos administradores. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO.

3. LIMA, Toni. Abrasileirar para viver! Em defesa da busca de soluções brasileiras para problemas de administração brasileiros. Canal Aberto.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.  LIMA, Toni. Organisational Culture. The convergence of the neglected dimensions. In: XI Academy of Management Meeting - AOM, 2000, Toronto, 2000.

2. LIMA, Toni. O Ensino da Administração e as relações com o mercado de trabalho. In: Encontro de dirigentes, professores e coordenadores de cursos de administração do Centro Oeste - EPROCAD, 2000, Goiânia, 2000.

3.  LIMA, Toni. Guerra dos Sexos na Administração: uma questão de estilo?. In: Seminario Internacional de la mujer ante la perspectiva del siglo XXI, 1998, Salamanca, 1998.

4.  LIMA, Toni. Aí vêm elas! As administradoras e seu impacto na cultura organizacional. In: XXXII Asamblea del Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración CLADEA, 1997, Cidade do México. Memórias do XXXII CLADEA. Cidade do México: McGraw-Hill, 1997.

5. LIMA, Toni. Brasil, alternativas criativas de financiamento não governamental a programas de pós-gradução em administração. In: I Encuentro de Vice-rectores, directores y gestores de programas de postgrado y doctorado, 1996, Salamanca, 1996.